sábado, 5 de novembro de 2016

Ourolândia: Empresas investem em avaliação ambiental e melhorias no polo do mármore

Durante a ultima semana pelo menos seis empresas de extração e beneficiamento de mármore do município de Ourolândia investiram em monitoramento ambiental como forma de promover um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável aos seus trabalhadores.

A inciativa faz parte do cumprimento legal do que estabelece as Normas Regulamentadoras do MTE, principalmente a NR 9 e NR 15, que dispõe sobre a obrigatoriedade do monitoramento de agentes nocivos a saúde humana.






No período de 31/10 á 04/11 foram realizadas avaliações de ruído e poeiras a fim de avaliar agentes ambientais e elaborar o LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais destas empresas.

O que é LTCAT

O LTCAT é um Laudo, elaborado com o intuito de se documentar os agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos. Somente será renovado caso sejam introduzidas modificações no ambiente de trabalho.

As empresas podem ser multadas caso não possuam o LTCAT.

O parágrafo 3º do Art. 58 d Lei 8213/91 com o texto dado pela Lei 9528/97 diz que:

A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo, estará sujeito à penalidade prevista no Art. 133 desta Lei, que foi republicada na MP 1596-14 de 10.11.97 e convertida na Lei 9528 de 10.12.97.

Os trabalhos de monitoramento foram realizados pela ESAFETY – Consultoria em Segurança, Saúde e Meio Ambiente, através do Técnico em Higiene Ocupacional, Eroilton Pereira da Silva em parceria com a Prevenção Consultoria e Treinamentos e seu representante Antonio Carlos.


Foram monitorados os postos de trabalho das empresas: JN Mármores, Assis Polimarmore, Pedreira Bege Bloco, Grupo Rocha Mármore (Serraria, Pedreira Miragem, Pedreira Monte Alto). Da redação