segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Ourolândia: Empresa promove treinamento de Ergonomia para funcionários

Ergonomia: Este foi o tema do treinamento promovido pela empresa de beneficiamento de mármore do município de Ourolândia, Ecobege para seus nove colaboradores.

O evento visou estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.


Segundo o diretor da empresa, Bruno Galrão o principal objetivo é formar uma massa crítica sobre o assunto (fundamental para a perpetuação da Ergonomia enquanto valor naquela organização), gerar a “ergonomia” (em que todos passam  a estar atentos a sutilezas dos postos de trabalho, de melhorias possíveis, muitas delas simples e  fáceis) e a condução adequada dos estudos de melhoria das condições de trabalho em situações mais complexas.

Conteúdo programático
Orientação ao trabalhador quanto a sua postura e forma de trabalho, treinamento de ergonomia para identificar uma melhor forma de trabalho em pé, sentado, transportando material, produzindo peças, dentre outros, revezamento quando possível nas tarefas e atividades que exijam esforço físico, realização de trabalho em conjunto, conforme o caso, para distribuir o esforço que seria empregado para uma única pessoa, utilização de meios para transporte de material, tais como elevadores de cargas e carrinhos de apoio, conceitos, procedimentos, equipamentos, mobiliários e técnicas utilizadas no trabalho em diversos ramos de atividades. Exposição de casos do próprio ambiente de trabalho; da análise de fotos, ilustrações e vídeos, apontando acertos e erros na conduta relacionada a organização do trabalho.

A empresa procura ainda estimular o auto-desenvolvimento e capacitar seus trabalhadores na identificação de problemas ergonômicos bem como aos fatores de risco relacionados a ergonomia no ambiente de trabalho X trabalhador, isto é, apontando condições adversas ao conjunto homem – tarefa – máquina, contribuindo para a melhoria da segurança, satisfação e Qualidade de Vida no trabalho através de soluções básicas para questões ergonômicas.


A assunto foi abordado pelo especialista em segurança, Antonio Carlos, da Prevenção Consultoria em Segurança do Trabalho. Fonte: Prevenção em Foco