sábado, 13 de dezembro de 2014

ESTRESSE PODE CAUSAR A LER/DORT

Nos fins de ano, é comum muitas pessoas aceitarem alguns trabalhos extras para complementar a renda e ter um pouco mais de tranquilidade financeira durante as festas. Empregos temporários e freelances são os mais comuns durante essa época do ano. Muitas vezes, as condições onde são realizados esses tipos de trabalho podem influenciar de maneira negativa na saúde de quem os realiza.

A ocorrência de LER – Lesão por Esforços Repetitivos e DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho são comuns não somente oriundas de atividade ocupacional intensa, mas também de atividades realizadas sob grande estresse. LER e DORT são síndromes que atacam os nervos, músculos e tendões, especialmente dos membros superiores e do pescoço.

PREVENÇÃO
Em geral, qualquer trabalhador pode estar sujeito a estas síndromes. Quem sofre muita pressão psicológica no trabalho está predisposto ao desconforto ou dor persistente nos músculos, tendões e outras partes do corpo. Com tratamento adequado, muitas das condições da síndrome são reversíveis.

A ergonomia é a ciência que busca adaptar as condições de trabalho às características de quem o realiza. Posturas inadequadas e movimentos repetitivos são alguns dos fatores que predispõem o aparecimento das LER/DORT, assim, essa ciência apresenta métodos e soluções para a melhora dos ambientes de trabalho.

Para auxiliar você nesse fim de ano de trabalhos corridos, separamos algumas dicas simples:
  • Busque sempre ajustar cadeiras e mesas no seu posto de trabalho, fazendo com que as mesmas se adaptem as suas características físicas quanto a manter sua postura ereta e a posição de braços e pernas.
  • Realize pequenas pausas para descanso durante o seu tempo de trabalho.
  • Evite trabalhar sobre pressão intensa, seja para entrega ou para realização de atividades.
  • Faça pequenos exercícios para relaxar os músculos que são mais utilizados durante o trabalho.
  • Caso sinta qualquer tipo de incômodo muscular, sempre procure auxílio de um médico. 
Dicas simples como as acima citadas ajudam a melhorar não só a sua produtividade, como a sua saúde, o mais importante.