quinta-feira, 25 de maio de 2017

Segurança e saúde no trabalho: entenda a relação entre elas

A segurança e a saúde, quando consideradas no ambiente de trabalho, estão muito próximas se referentes ao colaborador e às condições em que ele labora. Sobretudo porque ambas apresentam um objetivo maior comum: a proteção e a promoção do bem-estar do trabalhador como características de sua qualidade de vida laboral.
No entanto, são ciências diferentes — cada uma com os seus instrumentos de intervenção. Apesar disso, também são igualmente reguladas pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Acompanhe este post e saiba mais sobre a relação entre segurança e saúde no trabalho.

A segurança no trabalho

Quando se fala em segurança no trabalho refere-se às medidas que devem ser adotadas para se preservar o bem-estar do trabalhador e proteger a sua vida de possíveis acidentes no ambiente laboral. A segurança, portanto, tem natureza preventiva. Esse aspecto de prevenção da segurança no trabalho é sua característica mais marcante.
Desse modo, a segurança preocupa-se com as instalações para que não apresentem riscos de acidentes. Da mesma forma, procura orientar os procedimentos adotados no trabalho para que não permitam situações de risco. Para esse fim, indica o modo mais seguro de se proceder, a ferramenta mais adequada, o equipamento de proteção necessário para aquela atividade.
Essas atribuições de analisar, orientar e decidir sobre segurança no trabalho são restritas ao Engenheiro de Segurança do Trabalho e ao Técnico em Segurança do Trabalho.

A saúde no trabalho

Por sua vez, a saúde no trabalho está diretamente relacionada às possíveis doenças ocupacionais e profissionais. No entanto, vai muito além das doenças, e visa a preservação da qualidade de vida do trabalhador, considerando sua saúde física, mental e social.
Por outro lado, deve avaliar a capacidade laborativa do funcionário e as condições de saúde com que iniciou suas atividades na empresa, assim como quando sair. Esse objetivo é alcançado através da realização dos exames ocupacionais que ocorrem, principalmente, na sua admissão, na demissão e na mudança ou retorno de função. Além disso, também conduz exames periódicos de acompanhamento de determinados aspectos de saúde.
Essas atribuições são restritas ao Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.

Saúde e segurança no trabalho

Saúde e segurança no trabalho atuando juntas se complementam e respondem por garantir um ambiente de trabalho melhor, mais seguro e mais saudável. O resultado é mais qualidade de vida para o trabalhador e melhor desempenho de suas atribuições. Também resultam menor absenteísmo e, consequentemente, maior produção.
De modo geral, esses dois segmentos estão reunidos no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, dentro da empresa, e genericamente conhecido por sua sigla SESMT. São os profissionais do SESMT que avaliam, por exemplo, se determinada atividade de um trabalhador da empresa se enquadra nas previsões normativas para a percepção do adicional de insalubridade ou de periculosidade.
Por sua vez, profissionais de segurança e saúde no trabalho se congregam com os trabalhadores, juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (a famosa CIPA), quando da realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, todos os anos. Volk do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário